160925_1130-2

Migração outonal

Tempos de migração

11 Out , 2016  

Em Sagres, o tempo quente e ventos moderados têm proporcionado bons dias de observação de migração. Algumas observações engraçadas efectuadas em tour, incluem um bando de 6 Abutres-do-Egipto a descansar na bruma da manhã, um dia com mais de 50 Águias-calçadas no céu, umas quantas visitas-relâmpago à Cabranosa com mais de 10 espécies de rapinas numa hora, e um curioso Borrelho-ruivo no Vale Santo.

Na vila de Aljezur (sim, na vila), algumas observações de registo também. Um Papa-figos a ir aos figos junto à ribeira, e um Noitibó-europeu a alimentar-se ao crepúsculo enquanto decorriam as festas do 29 de Agosto. Isto, claro, não obstante a diversidade habitual de migradores.

Agora no princípio de Outubro, a maioria dos migradores transaharianos já partiu. Os campos já não estão cheios de Chascos-cinzentos aos pulos, e as últimas Felosas-musicais vão partindo, assim como os últimos Papa-moscas. No entanto alguns ainda cá estão, neste virar de maré, e Águias-cobreiras e Águias-calçadas ainda circulam nos céus. O vento está mais fresco, e os primeiros Piscos-de-peito-ruivo e Felosinhas já cá estão.

Vem aí o espetáculo natural da chegada das aves invernantes!

O Festival de Sagres trouxe alguns bons momentos de observação de aves e Natureza. De destacar um juvenil de Garça-nocturna na “sebe”, um Torcicolo, 2 Cegonhas-pretas a voar baixo no silêncio e luz do fim-de-tarde, observações fantásticas de Alma-de-mestre, em saída pelágica, e alguns registos tardios como 1 Picanço-barreteiro e 1 Felosa-poliglota.

Mas o Festival trouxe sobretudo a oportunidade de rever bons amigos, e a de guiar um número simpático de pessoas interessantes, que espero tenham tido boas experiências, e sentido (como eu sinto) “aquele feeling da migração”.

Foto: Bando de ~30 Milhafres-pretos sobre Sagres, por Richard Hodges.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tours Birdland

Observação de Aves

Barlavento Algarvio

Saber mais

Turismo de Natureza

A Birdland é uma empresa de turismo licenciada
(RNAAT 569/2014)