DSC_0255

Flora, Observação de aves, Primavera

Orquídeas selvagens e o fim do Inverno

23 Mar , 2016  

Era meio de Março e tirei a tarde para olhar para o solo em busca de orquídeas selvagens – é definitivamente a maneira mais eficaz de negligenciar as aves. Mas sejamos honestos, as nossas pequenas orquídeas são seres magníficos.

Ophrys speculum, Espiche. Nuno Barros

Ophrys speculum, Espiche. Nuno Barros

Explorei a zona de Barrocal nas imediações de Espiche, Barão de S. João e Bensafrim. No final da tarde tinha registado 8 espécies de orquídeas. A mais comum foi a Orchis lutea, seguida pela Ophrys speculum e Ophrys bombyliflora. Outras espécies interessantes foram Anacamptis morio e Serapias parviflora. No entanto do solo brotavam bem mais coisas que orquídeas, e pelo meio da já colorida e rica amostra de Cistáceas (principalmente Rosenhas, Estevas e Estevinhas), algumas das especialidades observadas foram Scilla peruviana, Muscari neglectum ou a Linaria amethystea. Não havia muitas borboletas a voar, sendo a estrela do dia uma cooperante Callophys rubi.

Callophys rubi. Nuno Barros.

Callophys rubi. Nuno Barros.

No dia seguinte as aves voltaram à ementa principal (salvo seja, claro). Partimos à descoberta das aves para Norte de Portimão até à fronteira com o concelho de Monchique, e para Este até Silves e Lagoa. Os momentos altos foram pequenos bandos de Ibís-pretos Plegadis falcinellus um pouco por todo o lado onde havia água, um casal de Açores Accipiter gentillis em parada perto de Monchicão, 8 Caimões Porphyrio porphyrio num pequeno arrozal abandonado, um distante Ganso-do-Egipto Alopochen aegyptiacus numa barragem em propriedade privada, e um bando de 40 Flamingos Phoenicopterus ruber na Ria de Alvor.

Íbis-pretos. Michele Lamberti/Creative Commons

Íbis-pretos. Michele Lamberti/Creative Commons

E claro os fantásticos locais que visitámos, como a Ribeira de Odelouca na Laranjeira ou algumas galerias ripícolas. No final do dia tinha uma simpática lista de 80 espécies de aves observadas, de onde os visitantes estivais estiveram ainda largamente ausentes – tirando o já elevado número de andorinhas e Poupas. Daqui a 2 semanas tudo estará diferente. Mais uma vez.

Laranjeira, Monchique. Nuno Barros

Laranjeira, Monchique. Nuno Barros


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tours Birdland

Observação de Aves

Barlavento Algarvio

Saber mais

Turismo de Natureza

A Birdland é uma empresa de turismo licenciada
(RNAAT 569/2014)