IMG_20160422_171830853

Primavera

Notícias da Primavera

4 Mai , 2016  

Depois de um Inverno bastante ameno veio uma previsível Primavera molhada e cinzenta. Felizmente os tours têm-me mantido ocupado, e finalmente consegui arranjar tempo para fazer um breve update sobre a Primavera aqui no SW.

Sagres
Os Sisões do Vale Santo têm sido vistos (mas mais vezes apenas ouvidos) regularmente. Mochos-galegos, Petinhas-dos-campos e claro, as Gralhas-de-bico-vermelho têm igualmente sido observadas no local. Na Cabranosa, as Toutinegras-tomilheiras estão presentes, ainda que esquivas como sempre, e os Abelharucos do pinhal têm sido bastante cooperantes, e esta semana observámos um Sardão macho a apanhar sol. As visitas matinais ao Cabo têm normalmente trazido as 3 espécies de Andorinhões. Durante a migração, Chascos-ruivos e Picanços-barreteiros foram presença regular na área da Península.

Caminhadas costeiras. Nuno Barros

Caminhadas costeiras. Nuno Barros

Costa Vicentina
Com os dias a aquecerem, as primeiras horas da manhã e as últimas do dia são as mais profícuas. Nas caminhadas costeiras, é possível obter observações excelentes das Cegonhas-brancas que criam nas falésias, Corvos-marinhos-de-crista, e Rabirruivos-pretos. Um grupo de 23 Gaivotas-de-Audouin na praia da Fonte Santa foi um agradável surpresa. As dunas consolidadas albergam bastantes Abelharucos e uma vasta selecção de passeriformes, assim como uma míriade de flores silvestres. Nas colinas e vales a manhã traz uma impressionante orquestra natural, e os Rouxinois cantam sem descanso nas ribeiras. Aves mais escassas como o Pica-pau-malhado-pequeno, o Rabirruivo-de-testa-branca ou Chapim-de-poupa são algumas das aves a procurar.

Na lagoa dos Salgados. Nuno Barros.

Na lagoa dos Salgados. Nuno Barros.

Lagoa dos Salgados
O festim do costume. Depois da rara Gaivota-de-bonaparte, a Perdiz-do-mar era uma das presenças regulares aquando da migração, assim como bandos de limícolas em passagem – a chegada repentina de um ~150 Maçaricos-galegos foi um dos pontos altos do mês de Abril. Andorinhas-do-mar-anãs, Pernilongos, Alfaiates e Caimões e tantos outros fazem as delícias do visitante. Esta semana uma Gaivota-pequena e 2 Gaivinas-dos-paúis foram algumas das aves mais interessantes.

Isto sem falar das flores! Quanto às orquídeas, a maioria já secou, mas a Orquídea-piramidal e as Epitactis sp. e Serapias sp. continuam presentes.

À medida que a Primavera dá lugar ao Verão as coisas vão aquecer, e a Birdland não vai esmorecer!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tours Birdland

Observação de Aves

Barlavento Algarvio

Saber mais

Turismo de Natureza

A Birdland é uma empresa de turismo licenciada
(RNAAT 569/2014)