12670464_10101567999254090_6072134091348887117_n

Inverno, Observação de aves

Mega. Pardal-das-Neves em Aljezur

14 Fev , 2016  

Com o primeiro registo em mais de 10 dez, este Pardal-das neves coloca Aljezur no mapa do birdwatching em Portugal.

Era já tarde quando o Thijs me ligou a dizer que tinha sido fotografado no “meu quintal” – o troço final da ribeira de Aljezur, junto à parai da Amoreira. Fui assim que pude, mas quando cheguei já não tinha luz suficiente para detectar a ave. Frustração.

1 de Fevereiro. De manhã voltei ao local e avistei a ave depois de alguns minutos de suspense. Que bicho magnífico. Era muito activo e alimentava-se avidamente de sementes. Um deles tinha feito mais de 500 km durante a noite para ali estar. Lá de dentro saíram rostos familiares, cansados mas apaziguados. Ouvi alguns comentários em relação à beleza e potencial do local, e em como estava injustamente esquecido no panorama do birdwatching em Portugal.

Aljezur´s Snow Bunting. Photos: Sérgio Correia

Aljezur´s Snow Bunting. Photos: Sérgio Correia

Num enquadramento incrivelmente simbólico (para mim), a ave deixou-se fotografar por várias pessoas em cima de uma antiga placa do “Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina”. Que visão. E pensar que espécie não costuma descer a baixo dos 1500 m de altitude mesmo no Inverno, e eu estava a observar uma, e podia ouvir as ondas a rebentar na praia e sentir o sol a aquecer na cara.

Contemplei a ave por mais cerca de uma hora e parti com um sorriso no coração e na alma. Aljezur tinha saído com estrondo do esquecimento ornitológico. Obrigado Pardal-das-neves, e obrigado Nuno dos Santos, que o descobriu.

, , , , , , ,



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tours Birdland

Observação de Aves

Barlavento Algarvio

Saber mais

Turismo de Natureza

A Birdland é uma empresa de turismo licenciada
(RNAAT 569/2014)