20180413_103432 (1)

Sensibilização ambiental

Aves, poluição marinha e 40 míudos

19 Abr , 2018  

O tempo estava instável, mas tal não impediu que o plano se concretizásse. Eu e a minha companheira Sara unimos forças para dar a alguma crianças de Lagos uma experiência diferente. Tivémos 2 grupos de 20 alunos – um da Escola Gil Eanes e da outro da Escola das Naus.

Enquanto eu levava 10 alunos a observar aves nas falésias perto da Ponta da Piedade, a Sara ficava com outros 10, recriando algumas actividades simples sobre o impacto dos resíduos de plástico no maio marinho.

A experiência passav por fazê-los sentir o que sentirão aves marinhas ou tratarugas-marinhas quando emaranhadas em plástico, através de elásticos e simples jogos e dinâmicas de grupo. Mostrámo-lhes garrfas de água oriundas do Dubai e da Malásia que encontrámos em praias aqui perto. Não foi fácil para eles compreenderem a ligação entre as suas escolhas do dia-a-dia e a vida marinha, mas algo ressuou em alguns deles.

Quanto ao birdwaatching, vimos Pintassilgos, Gralhas-de-nuca-cinzenta, Corvos-marinhos, aprendemos sobre a idade das Gaivotas-de-patas-amarelas e conseguimos observar um macho de Peneireiro que caçava ali perto. O grupo da manhã, teve direito a observações de telescópio desta ave enquanto segurava nas patas um pobre Trigueião que acabara de caçar – impressionante tanto para nós como para o pequeno falcão!

Que seja a primeira de muitas iniciativas deste género!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tours Birdland

Observação de Aves

Barlavento Algarvio

Saber mais

Turismo de Natureza

A Birdland é uma empresa de turismo licenciada
(RNAAT 569/2014)