DSC_1066

Sensibilização ambiental

A Birdland “into the wild”

19 Abr , 2018  

Fui convidado a dar uma palestra e liderar um passeio sobre vida selvagem de Aljezur, no âmbito do curso “Into the Wild” de liderança em educação ao ar livre.

Este era o segundo módulo do curso e incidia sobre conhecimentos prácticos de sobrevivência em autonomia. Quando cheguei estavam todos a acender fogueiras e a construir estruturas para facilitar cozinhar sobre elas. Ia-me adaptar facilmente.

Acabei por improvisar um pouco na conversa e foquei-me em como de um ponto de vista científico e não apenas espiritual, estamos realmente conectados ao mundo natural. Falei desde a origem do Universo e dos elementos até ao significado dos chamamentos do Chapim-rabilongo que ouvia-mos no Amieiro atrás de nós.

Na manhã seguinte, acordámos ainda bem de noite e reunimo-nos para escutar o coro da madrugada. Os Piscos-de-peito-ruivo começaram, e um Rouxinol tímido estava ainda a ensaiar a sua obra prima. Durante a caminhada encontrámos Carriças, Toutinegras-de-cabeça-preta, Chapins-azuis, reais e rabilongos, e ainda conseguimos observar um casal de Cias – uma ave escassa mas que cria neste vales.

Nos entretantos fomos prestando atenção aos arbustos e flores, como a pequena orquídea Serapias parviflora, e partilhando experências sobre os usos de ervas e líquenes.

Para mim que tenho muito conhcimento teórico e creci numa grande cidade, conhecer tanta gente interessada e instruída nesta vertente práctica do mundo natural foi uma experiência enriquecedora e uma lufada de ar fresco.
Pouco sei sobre plantas comestíveis ou medicinais ou os usos da madeira de diferentes espécies de árvore.

Além disso foi uma oportunidade única de conhecer gente que fez de Aljezur a sua casa, cujas caras há muito conheço, mas nunca tinha tido oportunidade de realmente conhecer.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Tours Birdland

Observação de Aves

Barlavento Algarvio

Saber mais

Turismo de Natureza

A Birdland é uma empresa de turismo licenciada
(RNAAT 569/2014)